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A propaganda acompanha a humanidade desde os tempos mais remotos. Do feirante medieval berrando à porta da barraca até a televisão, dos folhetins das lojas até a Internet, ela sempre esteve presente acompanhando a evolução da própria comunicação. Hoje, em tempos globalizados, ela atinge níveis mundiais rapidamente. Porém, o fato é que existe muito mais por baixo das propagandas. Algo como "uma propaganda dentro da propaganda". E esta, a que está por baixo dos panos, faz mais diferença do que se imagina...

Se estudarmos a fundo a estrutura dos mais rebuscados comerciais, veremos que há sim uma mensagem que pouco se revela, pouco se nota. Uma mensagem que pode levar a rumos indesejáveis ao espectador. Uma mensagem que deixa você em um estado de dormência, de torpor.


"Stay ASLEEP, Stay AFRAID, Stay DOCILE".

Esta é a mensagem que você não vê. Traduzindo para o bom português: "Fique ADORMECIDO, fique AMEDRONTADO, fique DÓCIL" (T.L.). Ela está em todos os lugares, nas mais variadas formas, cores e sabores. Disponível para todos os gostos. Você só precisa selecionar a sua preferida.

Mas do quê diabos esse cara está falando?, você se pergunta. A resposta está mais oculta do que se espera. Mensagem Subliminar? Não. Longe disto. A mensagem está clara, disposta nos mais populares meios midiáticos atualmente. Televisão, rádio, jornais. Cinema? O campeão! E no entanto, ninguém a vê, ninguém se dá conta dela. E o motivo desta ser ignorada é um só: nada é mais fácil de ignorar do que o óbvio!

Quero, antes de continuar, explicar ao leitor sobre uma coisa que poucos conhecem, mas que é muito usada:

Programação Mental

O que você já ouviu a respeito? Sabe sobre as "armas de controle mental", as teorias sobre o HAARP, ou sobre os programas governamentais de pesquisa do consciente coletivo e tudo o mais?

Agora, sem sair da página, responda: em quantos dos links do parágrafo acima você clicou? Nenhum? Um? Todos? E para qual site eles levaram? E o mais importante aqui: sabe por que você clicou nesses links? Não se sinta desconfortável. Você clicou neles por um motivo simples: porque eu mandei! E acabei de fazer de novo!

Os níveis de programação variam,
mas a ousadia permanece sempre a mesma.

Programação mental não é realizada através de mensagens subliminares. As mensagens não podem estar 'ocultas' para que você as obedeça. Elas estão assim: limpas, claras e diretas. Como no parágrafo dos links acima. A técnica que eu usei aqui consiste em alguns pontos, que fazem com que se torne fácil para mim manipular o leitor e levá-lo a clicar naqueles links. Um desses pontos parte de um pressuposto óbvio: este é um site sobre 2012 (apesar de novo, se você chegou aqui, estava investigando o assunto, certo?!). Assumo, portanto, que o leitor se interessa por "2012" e todos os assuntos subsequentes: conspiração, apocalipse, fim do mundo. Assumo, também, que o leitor mediano deste tipo de site carrega consigo uma curiosidade nata. Algo que o impulsiona à investigação. Assim, é bastante óbvio que o leitor clica nesses links dentro do texto, ávido por mais informações! Eu sei que o faria, sem sequer pestanejar. E, claro, conto com a capacidade dos navegadores em destacar o texto do link. Como eu fiz no parágrafo anterior, quando frisei o 'eu mandei', dando-lhe uma ordem direta imediata, diferente do parágrafo anterior, onde a ordem foi indireta imediata (o uso de questionamento do sujeito manipulado, neste caso o leitor, leva-o a tentar confrontar o questionador, e não a responder à pergunta. Ainda, a pergunta, mesmo que escrita, carrega um leve tom desafiador, ainda mais quando direcionada, como naquele parágrafo, "o que você já ouviu falar a respeito". Portanto, uma ordem indireta: eu te desafio a...).

Este tipo de programação é muito comum. Perceba bem as propagandas da televisão. "Compre já!", usado em caixa alta, dentro de um balão de estouro das histórias em quadrinhos (aqueles pontiagudos), com cores fortes e quentes, como vermelho ou laranja. Ordem mais direta, impossível. Ou, como algumas marcas famosas, "A vida é mais gostosa com ...". Lamentável, este o faz sentir-se como se a vida só fosse boa com "...". No mercado, da próxima vez, ao chegar na prateleira, você vê o produto e pensa "Hmm... fica mais gostoso com ...". A frase pula na sua cabeça assim, sem querer. E quando você se dá conta, já colocou "..." no carrinho. Assim, sem querer...

Imagens hipnóticas:
elas são usadas em propagandas
e você nem percebe...

Duvida? Ok, qualquer um com mais de 22 anos com certeza se lembra de uma propaganda brasileira de um certo chocolate, onde crianças tentavam hipnotizar o espectador, repetindo intermitentemente durante 30 preciosos segundos a mesma frase, em tom monótono: "Coooompreee B..........". Aposto como você se lembra não só da marca como também da propaganda, ainda que eu não tenha dito nomes. Sei, de fontes confiáveis (mas que preferem manter o sigilo da identidade), que as vendas deste chocolate dispararam naquele ano. Tanto, que a campanha publicitária foi uma última tentativa de não cancelar a produção deste chocolate. Hoje ele encontra-se à venda em qualquer boteco de esquina. Mensagens subliminares? Não. Não funciona assim.

Se ainda tem dúvidas, recomendo que procure livros e artigos sobre marketing e propaganda. Isto são consideradas técnicas de convencimento do cliente, e são ensinadas nas faculdades. Os maiores marqueteiros do Brasil se fizeram em cima deste princípio. Quando assisto televisão (o que é raro) e vejo a marca deles no canto da tela, em letras miúdas, brancas quase transparentes, tenho certeza: este produto vai se tornar um 'blockbuster' rapidinho... E as técnicas são aplicadas com maestria. Impossível "comer um só" diante de propagandas tão interessantes e bem boladas! Levanto e vou correndo ao supermercado, "comparar e comprar" antes que a novela comece. E se eu cansar da correria, "paro um pouquinho, descanso um pouquinho", porque ninguém é de ferro... E se a suadeira for muito grande, nem me importo, "porque se sujar faz bem".

Compreenderam? Assim, com mensagens claras e diretas, você é manipulado a todo instante. E sequer percebe...

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva...
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor...
"Admirável Chip Novo", pela cantora Pitty.
Tive que mudar meus conceitos sobre ela...

A ciência por trás da especulação

Ok, eu admito. Muito aqui é apenas especulação. Teorias vindas de dentro de uma cabeça paranóica como a minha. Mas acontece que existe um 'quê' de científico em tudo o que eu falei.

Programação Neuro-Linguística. Ou apenas "PNL". A técnica de controle aplicada a você mesmo. Explico: se você pode ser programado a comprar e clicar em links de internet, pode ser programado para algo diferente. Ser feliz, por exemplo. É isso o que prega a PNL. Uma forma de "reprogramar" sua mente e condicioná-la na direção que você quer, não a que lhe foi imposta. Retomar as rédeas do seu subconsciente através de técnicas simples, mas que fazem muita diferença.

Não pense que fazer um curso de PNL aí na sua cidade vai responder a sua pergunta sobre controle mental. A maioria das pessoas que têm contato com a técnica sequer tem noção do tamanho daquilo em que esbarraram. As técnicas podem ser (e são, nas propagandas) aplicadas em terceiros, não apenas em você mesmo. A mente funciona através de estímulos e respostas. Ação e reação. E se o estímulo é uma ordem, a mente reage obedecendo. Não interessa se a mente é sua ou do seu vizinho.

Segundo a Sociedade Brasileira de PNL (a SBPNL):

PNL é uma atitude frente a um mundo onde as formas de comunicação são cada vez mais complexas e dinâmicas. Um modelo que ajuda você a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica. A partir desse conhecimento você utiliza melhor seu cérebro para alcançar os resultados que deseja.

Podemos dizer que PNL é uma ciência, na qual suas experiências internas oferecem um meio de auto-conhecimento, para você desenvolver seu potencial criativo.

Sua abordagem é prática, dá resultados e é cada vez mais utilizada em muitas disciplinas no mundo inteiro.

Retirado da página da SBPNL.
Destaques por minha conta.


Estudada a algum tempo por correntes menos ortodoxas da psicologia, a técnica se desenvolveu, tornando-se cada vez mais eficaz. Hoje, tem gente que responde ao apresentador de um certo telejornal quando ele diz "Boa Noite", e acha que está brincando, mas não se dá conta de que foi levado a isso. As técnicas de Programação Neuro-Linguística são bastante simples, mas muito eficazes. Por exemplo, aqueles links que levei você a clicar. As técnicas foram a do desafio e a do destaque. Note, nesse mesmo telejornal, como a voz do apresentador muda dependendo da notícia. Futebol: voz clara, alta, alegre. Política: voz mais baixa, palavras mais rápidas, tom sério. Notícias diversas, sobre música ou um show na cidade, por exemplo: voz jovial, tom de festa. Desastre: voz triste, melancólica, dramática.

Desta forma, seleciona-se o que o espectador vai comentar no dia seguinte. Se a voz é clara e alta, a notícia pede para ser retransmitida. Se a voz é baixa e grave, a ordem é esquecê-la. Não me admira que a maioria das pessoas prefira comentar a festa de ontem ao estado da política brasileira, a tragédia no Rio à falta de competência e o disparate das autoridades cariocas. É assim que você é manipulado. É assim que você é controlado.

Finalizando

Antes que defensores e praticantes saiam me condenando, a PNL não é a 'vilã' aqui. Eu mesmo, conheço e a aplico em meu dia-a-dia (embora este não seja mais meu foco principal de estudos). O culpado não é a arma, mas sim quem puxa o gatilho, não é? A única intenção deste que vos escreve é apontar-lhes a técnica, que existe e é usada diariamente, de forma pouco conhecida mesmo pela maioria dos praticantes.

Dito isto, finalizo por ora. Como o assunto é extenso, vou dividi-lo em quatro partes. Na próxima começarei a explicar a propaganda que citei no início do texto. A situação, acreditem, fica muito pior do que apenas técnicas de venda quando se começa a entender os rumos dessa propaganda.

Vou ainda procurar fazer um levantamento de livros e sites de PNL, para deixar no post que vem.

Espero vocês na próxima!